A regularização de barragens é uma ação obrigatória por parte de seus proprietários, que consiste na preparação dessas estruturas, para que possam atender às normas de segurança estabelecidas pela legislação brasileira.
A realização desta tarefa exige o fornecimento de informações detalhadas para a análise da situação de risco de cada estrutura, o que permite identificar possíveis deficiências e tomadas de ações efetivas para sua solução.
O QUE É REGULARIZAÇÃO DE BARRAGENS?
Regularização de barragens é o processo de adaptação de uma estrutura de armazenamento de água — como represas e açudes — aos procedimentos e normas de segurança estabelecidas por lei.
O objetivo dessa regularização é garantir que a barragem esteja em condições adequadas de segurança, evitando que ela possa causar danos a população, seus ativos e seu meio ambiente.
Como funciona a regularização de barragens?
A regularização de barragens é realizada por meio de estudos técnicos que exigem a participação de profissionais qualificados para a coleta de dados e análise de situações de risco. Estes profissionais são treinados para verificar as condições geológicas e estruturais da estrutura, a fim de evitar acidentes envolvendo a barragem.
VANTAGENS DA REGULARIZAÇÃO DE BARRAGENS:
- Atender às exigências legais;
- Garantir a segurança dos usuários e do meio ambiente;
- Diminuir os custos de manutenções;
- Assegurar que haverá responsabilização por eventuais acidentes;
- Contar com assistência de profissionais qualificados.
A regularização de barragens é uma exigência por parte do Estado e a Geoinform é uma empresa especializada no segmento consultoria em geologia. Entre em contato para realizar um orçamento gratuito e conheça nossos serviços.