Geoinform

Geofísica para investigação

O QUE É GEOFÍSICA PARA INVESTIGAÇÃO?

geofísica para investigação é o estudo da Terra usando as propriedades físicas para interpretar a estrutura interna e vários aspectos geológicos da superfície terrestre.

Este campo de pesquisa recorre a métodos e técnicas não invasivos, como a gravimetria, magnetometria, sísmica, etc. para a investigação profunda da superfície terrestre.

Cobrindo todos os elementos da geofísica, incluindo a litologia, estrutura, mineralogia e geofísica atmosférica, o estudo geofísico tem como objetivo fornecer uma melhor compreensão dos processos e características geológicas da Terra.

Como funciona a geofísica para investigação?

geofísica para investigação usa métodos e técnicas não invasivos para interpretar a estrutura interna e vários aspectos geológicos da superfície terrestre.

Esta investigação envolve um conjunto de abordagens que podem ser classificadas como gravimétricas, magnéticas e sísmicas.

As técnicas gravimétricas, por exemplo, usam sondas gravimétricas para medir a densidade e a gravidade local. Estas medições ajudam a determinar a configuração da estrutura geológica do terreno e a identificar os minerais endêmicos.

As técnicas magnéticas usam sensores magnéticos para detectar fontes de atividade magnética subjacentes à superfície. Estas técnicas têm aplicações em campo, remoto, aéreo e submarino.

Por fim, a sísmica envolve a geração de ondas de pressão sonoras, que são usadas para detectar diferentes estruturas geológicas por meio de seus efeitos de reflexão.

VANTAGENS DO USO DA GEOFÍSICA PARA INVESTIGAÇÃO

  • Completo catálogo de propriedades físicas com leituras mais precisas: A geofísica para investigação oferece uma gama completa de leituras de propriedades físicas, com maior precisão do que métodos tradicionais. Esta precisão resulta em leituras mais confiáveis e úteis na interpretação de características geológicas.
  • Método não invasivo que não interfere com o ambiente: Como as metodologias geofísicas para investigação são não invasivas, elas não requerem a remoção de terra ou materiais de escavação, permitindo que o ambiente seja poupado desses métodos tradicionais.
  • Possibilidade de análise em diferentes dimensões: As técnicas geofísicas para investigação também permitem uma análise em diferentes dimensões. Por exemplo, a geofísica sísmica pode ser usada para investigar camadas de profundidades muito maiores do que a superfície.
  • Maior área de cobertura: A geofísica para investigação tem uma cobertura mais ampla devido à natureza não invasiva dos métodos.

Saiba mais detalhes entrando em contato agora mesmo com a Geoinform!

Artigos relacionados