A investigação confirmatória cetesb de passivo ambiental é um estudo para verificar a existência de potenciais substâncias contaminantes em uma determinada área, sendo realizada em etapas sequenciais. São elas: investigação preliminar, investigação confirmatória e investigação detalhada.
A investigação confirmatória cetesb é a segunda etapa do estudo e tem como objetivo confirmar ou não a existência de contaminação em uma área e/ou região. Para isso, são realizados os seguintes trabalhos:
- Coleta de dados existentes: documentos, históricos, entrevistas, etc.;
- Elaboração de Plano de Investigação;
- Coleta de amostras de água e solo e envio para análise laboratorial;
- Interpretação dos resultados;
- Elaboração do relatório de investigação confirmatória cetesb.
Dentro da investigação confirmatória cetesb, o plano de investigação deve ser executado com base no modelo conceitual que foi elaborado na fase anterior – investigação preliminar. Este plano deve detalhar e justificar tecnicamente os métodos escolhidos, como por exemplo, sondagem geofísica, perfuração de poços de monitoramento para amostragem de água subterrânea, sondagem a trado para coleta de solo, etc.
Na investigação confirmatória cetesb, as amostras de solo e de água devem ser coletadas em pontos estratégicos, preferencialmente próximos às fontes de contaminação (anteriores ou recentes) e/ou aos pontos que a sondagem geofísica indicar, seguindo o fluxo subterrâneo.
Na interpretação de dados da investigação confirmatória cetesb, os resultados das análises de solo e de água subterrânea devem ser comparados com os valores de intervenção estabelecidos pela CETESB contidos na “Tabela de Valores Orientadores para Solos e Águas Subterrâneas no Estado de São Paulo”. Caso as concentrações dos contaminantes sejam superiores aos valores determinados pela CETESB, a área será imediatamente classificada como AI (Área Contaminada sob Investigação) e o Responsável Legal pelo empreendimento deve iniciar a etapa posterior que é a investigação detalhada e a avaliação de risco.
O relatório de investigação confirmatória cetesb deverá ser conclusivo a respeito da existência ou não da contaminação e necessitará estar acompanhado das plantas de localização da área e dos pontos de amostragem, justificativas técnicas dos métodos utilizados e dos pontos escolhidos, caracterização da geologia local e dos tipos de rocha e profundidade do lençol freático (N/A) de cada sondagem realizada, laudos das análises laboratoriais assinado pelo responsável e a devida cadeia de custódia, modelo conceitual atualizado após novos dados coletados e os próximos passos perante os resultados obtidos.
A Geoinform possui equipe técnica interdisciplinar para realizar todas as etapas do estudo de passivo ambiental. Para saber mais sobre este serviço, acesso os conteúdos dos links investigação de passivo ambiental e investigação preliminar cetesb.