A Avaliação econômica de mineradoras tem por objetivo avaliar os aspectos econômicos, auxiliando os investidores na tomada de decisão. Essa avaliação torna-se ainda mais importante em períodos de crise, onde os recursos são escassos. Dessa forma, os aspectos analisados na Avaliação econômica de mineradoras aumentam a eficiência dos investimentos e o sucesso do negócio.
Tendo em vista a relevância do tema, a Geoinform realiza, além da Avaliação econômica de mineradoras, avaliações do ponto de vista técnico, legal e ambiental.
A Avaliação econômica de mineradoras considera aspectos como cálculo da reserva mineral, produção mensal, estimativa da vida útil do empreendimento, custos envolvidos na operação (mão de obra, equipamentos, manutenção, impostos, ambientais, transporte, etc), valor de mercado do minério, distância em relação ao mercado consumidor, entre outros aspectos.
Na Avaliação econômica de mineradoras feita de forma legal é analisada a legalização mineral e ambiental do empreendimento, se os processos estão com as exigências em dia nos órgãos reguladores e fiscalizadores (ANM – Departamento Nacional de Produção Mineral e CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), se há prazos para à serem cumpridos, se há multas, etc.
Na avaliação técnica são avaliados simultaneamente a pesquisa mineral através do relatório final de pesquisa mineral – RFP e o Plano de Aproveitamento Econômico – PAE. Caso o técnico responsável julgue necessário, poderá ser indicada a realização de nova pesquisa mineral para estimar reservas, aumentar a área amostrada e até mesmo verificar a possível ocorrência de novos minérios.
Na avaliação ambiental é avaliada a regularização da propriedade e, no caso de propriedades rurais, se foi realizado o cadastro ambiental rural – CAR e delimitada a área de Reserva Legal – RL. Para todas as minerações são avaliadas proximidade com recursos hídricos, áreas de conservação de proteção integral, áreas de assentamento, áreas de preservação permanente – APP e quando há foi feito o estudo de impacto ambiental, são analisados os principais impactos e as medidas mitigadoras e compensatórias.
Após a Avaliação econômica de mineradoras e as demais avaliações (legal, técnica e ambiental), é formado um projeto de venda dessa jazida. Este é então apresentado aos potenciais compradores que podem analisar e tirar todas as dúvidas. Havendo interesse, são realizadas diversas reuniões entre vendedor e comprador onde a Geoinform intermedia unicamente questões técnicas apresentadas no projeto.
Tanto a Avaliação econômica de mineradoras, como as demais avaliações e todo o processo de intermediação é feito por consultores seniores disponibilizados pela Geoinform, que tem como valores a independência, a ética e o compromisso com a veracidade e consistência das informações técnicas do projeto.
Para saber mais, acesse os conteúdos dos links avaliação de jazidas, compra e venda de jazidas, compra e venda de minerações, minerações à venda e venda de jazidas minerais.