Pesquisa e prospecção mineral

A pesquisa e prospecção mineral são trabalhos fundamentais que devem ser realizados previamente à instalação e operação de um empreendimento minerário, por geólogo experiente. Para desenvolver a pesquisa e prospecção mineral, são avaliados aspectos técnicos e econômicos a fim de verificar a viabilidade da exploração e comercialização de um minério.

Os trabalhos de pesquisa e prospecção mineral – ainda que envolvam um custo inicial – não devem ser negligenciados, pois podem resultar na perda de oportunidades ou no investimento equivocado em um negócio que pode não trazer o retorno financeiro esperado.

Desta forma, os trabalhos de pesquisa e prospecção mineral podem ser divididos em duas etapas: realização da pesquisa propriamente dita e por fim da prospecção.

A etapa da Pesquisa Mineral pode ser dividida em 3 fases distintas:

  • 1ª fase: visa selecionar as regiões de maior interesse compreendendo a avaliação do potencial geológico da região, interpretação de fotografias aéreas e sensoriamento remoto, visitas de campo, mapeamento geológico de superfície;
  • 2ª fase: realiza o detalhamento da primeira fase envolvendo o mapeamento geológico de detalhe, o planejamento e execução de sondagens indiretas (ex. sondagem geofísica) e diretas (ex. rotativa, percussiva, etc.), coleta de amostras e envio para análise físico-química em laboratório para determinação dos teores minerais;
  • 3ª fase: cálculo das reservas minerais, interpretação do laudo das análises laboratoriais.

Já a etapa da prospecção mineral são avaliados aspectos econômicos, minerais e ambientais. São eles:

  • Aspectos Econômicos: valor de mercado do minério (R$/por tonelada), custos de exploração (mão de obra, equipamentos, insumos, administrativos, impostos), distância dos centros consumidores, vias de acesso para chegada de insumos e escoamento da produção, capacidade de produção, presença de concorrentes na região ou mercado consumidor;
  • Aspectos Minerais: cálculo da medida das reservas e dos teores de minério;
  • Aspectos Ambientais: proximidade de áreas de proteção integral, de mananciais, áreas de preservação permanente, entre outros.

Ao final de todo o processo, combinando-se os dados das etapas de pesquisa e prospecção mineral, tem-se então uma conclusão sobre a exequibilidade econômica do empreendimento minerário.

Igualmente importante à realização da pesquisa e prospecção mineral, é a utilização de técnicas adequadas e confiáveis por equipe especializada. A Geoinform utiliza equipamentos e ferramentas modernas e apropriadas para cada pesquisa, bem como possui equipe técnica altamente qualificada para execução dos trabalhos e elaboração de relatórios técnicos, entre eles, o Relatório Final de Pesquisa – RFP exigido pelo ANM. Deste modo, o futuro minerador tem a confiança necessária para tomada de decisões, investindo os recursos de forma mais assertiva.

Para saber mais sobre os serviços de pesquisa e prospecção mineral que a Geoinform oferece, acesse os conteúdos dos links empresa de pesquisa mineral, relatório de pesquisa mineral, relatório final de pesquisa mineral rfp e requerimento de pesquisa mineral.

Artigos relacionados