INVESTIGAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
A investigação de áreas contaminadas é uma das principais medidas preventivas que pode ser tomadas para preservar a saúde ambiental.
A investigação é uma técnica de avaliação do meio ambiente que tem a intenção de identificar, quantificar e avaliar os impactos das substâncias químicas e biológicas nos solos e águas subterrâneas.
O QUE É INVESTIGAR ÁREAS CONTAMINADAS?
Investigar áreas contaminadas é um processo realizado por uma empresa especializada em monitoramento ambiental. Ele envolve a coleta de amostras de solo, água e ar para identificar se há uma presença de materiais tóxicos em uma determinada área.
A quantidade de materiais tóxicos encontrados nos locais investigados pode ser usada para determinar se mais ações preventivas são necessárias para proteger a saúde humana e ambiental.
Como Funciona a Investigação de Áreas Contaminadas?
Antes da investigação de áreas contaminadas, é necessário realizar estudos históricos e ambientais para determinar as fontes possíveis de contaminação. Em seguida, as amostras serão coletadas, normalmente de solos, água e ar, para que sejam realizadas análises laboratoriais para determinar a presença de possíveis poluentes. O resultado desses testes irá informar qual o nível de contaminação existente no local.
VANTAGENS DE CONTAR COM A INVESTIGAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS
- Identificar os poluentes presentes;
- Quantificar os poluentes presentes no meio ambiente;
- Determinar as áreas que necessitam de intervenção;
- Emitir relatórios técnicos para subsidiar as ações de mitigação.
A investigação de áreas contaminadas é fundamental para garantir que o meio ambiente se mantenha saudável. Por isso, para contar com a análise precisa e uma consultoria confiável e especializada em geologia conte com a Geoinform. Não perca tempo e solicite uma cotação agora mesmo.